Apesar de novas modalidades de pagamento ganharem espaço no gosto do consumidor, o uso de cartões de crédito, débito e pré-pagos segue em crescimento no país: segundo estudo da ABECS, este meio de pagamento cresceu 30% no primeiro semestre de 2022, comparado ao período anterior em 2021. Ainda neste estudo, ficou constatado que 47% dos brasileiros possuem 5 ou mais cartões, deixando nítida a atração do público por este recurso, que hoje não está mais atrelado apenas a bancos e instituições financeiras.
O mercado corporativo se beneficia dessa tendência e cresce o número de empresas que querem ofertar cartões de crédito com suas marcas para atrair clientes com linhas especiais de crédito, vantagens em compras e outros benefícios, os chamados cartões white label são uma opção cada vez mais atraente e viável não apenas no setor varejista mas em vários outros que buscam trazer diferenciação para os negócios e para a marca.
Cartões co-branded não são novidade, há alguns anos grandes redes varejistas oferecem cartões na modalidade private label que permitiam linhas de crédito e opções diferenciadas de parcelamento, a diferença deste modelo para o white label, é que este segundo é um cartão de crédito bandeirado, ou seja, seu uso não fica restrito ao estabelecimento onde foi emitido e pode ser usado em qualquer lugar, físico ou virtual. Quando combinado com estratégias de loyalty, por meio de programas de pontos e incentivos, este produto se torna uma poderosa ferramenta de marketing e vendas.
Abrindo portas com o cartão white label
As empresas que optam por este tipo de serviço conseguem proporcionar serviços diferenciados para seus clientes, obtendo grandes vantagens competitivas, financeiras e de marca no processo:
- Nova fonte de receita: com um cartão de crédito white label, as empresas conseguem obter ganhos financeiros com financiamento e outras operações, ampliando o faturamento ao mesmo tempo em que abrem mais possibilidades de compra para os seus clientes, fortalecendo, também, suas vendas.
- Reforço da marca: um cartão com a marca da empresa é uma forma de fortalecer sua presença junto ao público e a manter o máximo possível de operações dentro de seu ecossistema, tornando a marca mais consolidada na mente do consumidor.
- Aumentar vendas e atrair novos clientes: este tipo de serviço pode ampliar diretamente as vendas do negócio, na medida em que permite oferecer vantagens exclusivas, como parcelamento maior, menos juros, programas de fidelidade e muito mais. Isso pode ser decisivo para atrair novos clientes e ajudar a mantê-los fiéis à sua marca.
- Conhecer hábitos de compra e pagamento dos clientes: uma das maiores vantagens de manter os clientes dentro do ecossistema da empresa é enxergar com mais clareza os hábitos de compra dos clientes, o que permite ofertar produtos e serviços de forma mais precisa e eficaz, melhorando a taxa de consumo média por cliente e aumentando potencialmente a frequência de compra e a satisfação com o serviço e os produtos oferecidos.
Para as empresas interessadas, o momento é ideal: antes, era necessário obter uma licença de emissor junto às bandeiras tradicionais, algo caro, complexo e demorado. Hoje, em comparação, com o Bin Sponsor, um serviço de outsourcing de emissão de cartão que permite que cartões white label sejam oferecidos aos consumidores com menos burocracia e menor time to market.
Dentro do cenário de alta competitividade e olhando para os números de uso de cartões, white labels são um excelente recurso para empresas interessadas em ampliar suas linhas de negócio, com segurança, controle sobre investimento e experiência do cliente.