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Tecnologia: de área de apoio à protagonista nos meios de pagamento

Espera-se que toda experiência de compra seja rápida, confiável, segura e com interface amigável. São requisitos complexos que dependem de um fator indispensável nos dias atuais: a aplicação correta de tecnologia. 

A digitalização traz grandes benefícios e mudanças nos mais variados segmentos da economia, como educação, saúde, indústria e, com especial impacto, finanças. A evolução dos apps para serviços financeiros e nos meios de pagamentos tem mudado a forma como as pessoas lidam com consumo e dinheiro. Assistimos à rápida transformação trazida pelo Pix, modalidade de pagamento que já é a mais utilizada por 67% dos brasileiros, ultrapassando os meios mais tradicionais como cartão de crédito (42%), cartão de débito (35%) e dinheiro (22%).

A rápida adoção do PIX pela sociedade deixa claro que a população busca por soluções que tragam simplicidade para a relação com o dinheiro e que a tecnologia, antes vista como uma barreira, é hoje o grande facilitador para impulsionar novas formas de consumo e novos modelos de negócios.

A evolução dos meios de pagamento

Assim como a tecnologia, os meios de pagamento estão em constante transformação.  Em um dado momento da história, o uso de cheques foi uma alternativa ágil e segura às cédulas, então chegaram os cartões de crédito e débito (ainda em formato analógico), e mais tarde as  transações eletrônicas que permitiram escalar o volume das transações em grandes números. Chegamos então aos dias atuais, a era digital, com cartões e carteiras virtuais, pagamentos contactless, novas modalidades de pagamentos como o PIX e Criptomoedas, e uma infinidade de serviços financeiros que chegam de forma rápida e eficiente às mãos e aos smartphones de todos os clientes por meio de aplicativos cada vez mais sofisticados. A tecnologia deixou de servir como suporte ao setor financeiro, para se tornar protagonista. 

Para entender melhor como esta tendência de digitalização e enxergar os próximos passos com mais nitidez, vale a pena analisar três soluções que estão em alta no setor:

  • Carteiras digitais e experiência frictionless: com a popularização das carteiras digitais (wallets) e dispositivos vestíveis conectados à internet, como os smartwatchs, surgiu a tendência do pagamento sem contato, ou contactless, em que o consumidor não depende de meios físicos para realizar uma compra no ponto de venda, trazendo mais praticidade e segurança. A digitalização é levada ao extremo com novos modelos de negócios, como as lojas autônomas que integram as carteiras virtuais aos seus sistemas de pagamentos e permitem uma jornada de compras totalmente sem fricção (frictionless), como a proposta trazida pela CSU Store.
  • Superapps e embedded finance: os aplicativos que incluem diversas funções em um só vêm ganhando força. Ao integrarem diversos recursos aos seus aplicativos, as marcas criam ecossistemas completos que prometem facilitar a vida de seus clientes, enquanto fidelizam a marca e capitalizam receita por meio de micro serviços, sobretudo os serviços financeiros. Incluir serviços financeiros a aplicações do varejo ou outros setores, tem sido uma tendência cada vez maior, é o chamado Embedded Finance.
  • Jornadas personalizadas: com o poder das ferramentas de análise aplicadas ao big data e estratégias de negócio voltadas à experiência do cliente, as empresas têm conseguido criar serviços e produtos cada vez mais customizados e aderentes às necessidades dos clientes. Movimentos de compartilhamento de dados, como o Open Finance, favorecem esse ambiente inovador e conduz o futuro do mercado financeiro a modelos onde a personalização está no centro da operação. 

Anos de evolução, pesquisa e tecnologia proporcionaram um cenário de meios de pagamentos mais ágil, seguro e eficiente para empresas e consumidores. Mas o mercado financeiro brasileiro ainda é bastante burocrático e regulado, navegar neste universo pode ser um desafio para empresas que não estão acostumadas com esse ambiente, por isso o ideal é trabalhar com parceiros que tenham longo histórico de atuação no mercado financeiro e possam suportar essa jornada de inovação com toda a seriedade e segurança, como a CSU Digital, que há 30 anos apoia empresas com serviços de tecnologia para finanças.

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